10 de mai. de 2009

* Os desafios da maternidade quando se é adolescente



A gravidez na adolescência envolve muito mais do que problemas físicos, pois há também problemas emocionais, sociais, entre outros. Uma jovem de 14 anos, por exemplo, não está preparada para cuidar de um bebê, muito menos de uma família. Com isso, entramos em outra polêmica, o de mães solteiras, por serem muito jovens os rapazes e as moças não assumem um compromisso sério e na maioria dos casos quando surge a gravidez um dos dois abandona a relação sem se importar com as conseqüências. Por isso o número de mães jovens e solteiras vem crescendo consideravelmente.
Deixe aqui seu comentário!

14 comentários:

  1. A gravidez na adolescência é um tema bastante interessante, pois nos faz raciocinar sobre se realmente somos tão responsáveis quanto pensamos. Eu acredito que o que leva uma adolescente a engravidar hoje em dia é a falta de maturidade. Mesmo que a mídia mostre, os adultos falem... tem adolescentes que simplesmente acham que são imunes, que isso só acontece com os outros. Como não são estruturados nem fisicamente nem psicologicamente para se transformarem em pais e mães, alguns amadurecem por força da circunstância e outros contam com a ajuda da família quando tem o apoio da mesma.
    O que é inevitável é a perda de uma das melhores fases da vida: a adolescência!

    Leilane, 3°A, CECR-classe IV

    ResponderExcluir
  2. Assunto meio complicado de falar.
    Gravidez na adolescência...
    muito díficil,pois os pais não estao preparados o suficiente para criar uma criança.
    ana carla eapp oitava

    ResponderExcluir
  3. A gravidez na adolescencia é uma fase muito dificil para qualquer mãe.Porque muitas pessoas criticam apesar da jovem não estar preparada para lidar com uma responsabilidade tão grande como ser mãe.

    Jeane (1ºano A Classe IV)

    ResponderExcluir
  4. Juliana Lemos , 9° ano / EAPP

    Gravidez na Adolescência o assunto mais polêmico , mas já está se tornando cada vez mais comum na sociedade, poois os adolescentes estão iniciando sua vida sexual bastante cedo. Uma jovem de 14 anos, por exemplo, não está preparada para cuidar de um bebê, muito menos de uma família, aí seria uma criança cuidando da outra.

    Um tema bastante forte.

    ResponderExcluir
  5. larissa pereira 1°b15 de maio de 2009 às 16:10

    complicadissimo, pois a liberdade do adolescente é totalmente privada, e os pais nem sempre estao preparados para esse tipo de situação , sem dizer que hoje em dia ter um filho principalmente na adolescencia é responsabilidade total , e nao é todo tipo de pessoa esta preparado pra lidar com isso

    ResponderExcluir
  6. Michael Douglas 8°Ano/EAPP

    Hoje em dia muitas jovens tentam assumir uma responsabilidade e tanta de ser mãe mais muitas delas não criam seus filhos e quem sobra pra criar são os avós que depois de um longa vida tem que criar os netos.
    Essas jovens tem que intender que pra ter um filho ela tem que ter um trabalho fixo e pensar duas vezes em dar luz a uma criança!

    ResponderExcluir
  7. Acho que niguem é mas criança.Todos nós adolecentes sabemos que devemos nos previnir contra a gravidez.



    ALICIA ALVES 8 ANO E.A.P.P

    ResponderExcluir
  8. ALAN VÍNICIUS 7 SÉRIE/EAPP

    É muito dificil para uma jovem ter um filho dever ser muito dicil não so pra ela como pros pais dela.

    ResponderExcluir
  9. a gravidez na adolecencia eu acho uma coisa muito errada porque essas meninas de hoje que se perdem cedo pode muito bem evitar que isso aconteca,existe muitos preservativo,tem muitoas que quando estão gravidas nao sabe nem quem é o pai outar coisa tem muitas que nao tem nem como cuidar e faz aborto.

    ResponderExcluir
  10. E muito dificil para aquela adolescentes que maumente sabe se cuidar.Eu acho tão sem sentido,tem adolescentes que tem a vida enteira pela frente tantas conquistas a vencer.
    Existe tantos preservativos pra se cuidar e acabam fazendo besteira.♥
    Barbara Yasmin 1 ano A

    ResponderExcluir
  11. De fato é um assunto bem complexo principalmente p/ mim q vivo isso na pele
    mas estou assumindo o q eu fiz concertesa é melhor q um aborto!!

    ResponderExcluir
  12. No começo pra mim foi muito deficil
    pois foi muito ruim de meu pais aceitar e eu tambem pois eu ñ queria ,queria até tirar mais minha mae não deixou GRAÇAS Deus porq quando eu vi a enfermeira com meu filho no braço
    a emoção foi muito grande um bebe lindo quii depende de nós pra tudo hoje eu amO muito o meu filho ele é tudo na minha vida e ñ me arrependo de nada se eu votasse ao passado eu faria tudo de novo .
    É LOGICO quii devemos nos previnir porq ter filho tambem ñ é facil e atrapalha um pouco

    tuane 1 b

    ResponderExcluir
  13. Eu nei sei o que falar sobre gravidez na adolecencia sou mãe pela teceira vez a minha primeira gravidez eu tinha 13anos da segunda 15anos da teceira 17anos se vc não, tiver o apoio de seu companheiro e de seus pais é bom pq seu o apoio deles eu nei sei.Hoje minhas filhas é o amor da minha vida a coisa mais importante pra mim e pro pai delas por isso se previnar filho é bom mais se cuide responsabilidade pra quem não tem não é bom pode atrapalha um pouco... jessica inocencio 1 b

    ResponderExcluir
  14. Boom , gravidez não cola com nenhum adolescente, eles não tem muita estrutura física para gerar um filho,e nem condições para criar um . Isso pode prejudicar os estudos, parar de ir a escola para tomar conta de uma criança

    Aluna:Laila Brasil
    E.A.P.P 8° ano A

    ResponderExcluir