25 de abr. de 2009

* O trabalho infantil na realidade brasileira


“Art. 4º. – É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.”
(Estatuto da Criança e do Adolescente, lei nº78.069, de 13 de julho de 1990.}

28 comentários:

  1. Beatriz Cerqueira, E.A.P.P., 7serie25 de abril de 2009 às 13:13

    Infelismente o trabalho infantio ainda e uma realidade brasileira que traz varias consequencias desastrosas ,como a morte de varias criancaças que tem suas infancis enterrompidas pelo trabalho forcado ou pela nescessidade de ajudar a familia

    ResponderExcluir
  2. Ingrid Soares, E.A.P.P., 7ª Série25 de abril de 2009 às 14:06

    Infelismente o trabalho infantil é uma realidade brasileira que taz enes conceitos.Criança que trabalha em vez de estudar e brincar não só perde a infancia como também a chance de um futuro melhor.
    Não adianta nada mostrar ao mundo o sofrimento das crianças que trabalham,as pessoas se mobilizarem promovendo mudanças se não houver normas e leis que garantam o crescimento saudável delas(das crianças).
    E o importante mesmo é que as pessoas não se da conta da injustiça que estão fazendo colocando crianças de famílias pobres trabalhar para complementar o orçamento da casa.
    Mais ainda tem "muita" gente que dedica sua vida à lutar contra o trabalho infantil.São pessoas ligadas a organizações não-governamentais,que querem devolver às crianças o direito de estudar e brincar ...!

    ResponderExcluir
  3. Icaro gonçalves 7 ª série E.A.P.P27 de abril de 2009 às 10:26

    Olha eu acho q o trabalho infantil é uma coisa que devia ter como costume de nao existir pq uma criança tem o longo da vida para viver feliz =D :D mais algumas andam assim =[ :( =/ tristes por isso que eu acho que devia ter como costume na populaçao mundial que as crianças nao trabalhasem.Se bem que tbm as crianças podiam ajudar em casa claro ajudando a seus pais ajeitar as coisas dentro de casa como:lavando os pratos,varrendo a casa,e etc... mais trabalhando pesado pq issu é uma injustiça!!!como diz o ditado : Criança nao trabala,criança da trabalho entao prof essa é a minha respota ^^ um :* pra todos q lerem essa mensagem...

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo santana de Jesus,EAPP,7ª série27 de abril de 2009 às 15:19

    É o trabalho infatil na realidade da vida,ta muito comum hoje em dia,crianças de todas as idades fazendo coisas que não devem:lavando paralama de carro na sinaleira,vendeno bala,pedino esmola nas ruas etc...
    Isso podia mudar um pouco mas até o governo pode ajudar essas crianças que deviam ta estudano pra ter um futuro melhor que dos pais ou de outras pessoas.
    Essas crianças mereçem ser feliz as que realmente não tem condições faz esses tipo de coisa pra ajudar,mas muitos tem e não dar valor ao que fazem por ele..

    A vida é sofrida mas não vou chorar...

    ResponderExcluir
  5. Thaisa Sousa , EAPP, 8° série

    Eu acho que o trabalho infantil atualmente está se progredindo cada vez mais , pois as crianças precisam se alimentar e procura o jeito mas fácil disso, o " TRABALHO " pois disso é que eles se alimentam !
    Mas na minha opnião eu acho erradíssimo isso, criança precisa de educação , lazer , amizade e não de estar nas ruas correndo o perigo de acontecer algo muito grave !

    ResponderExcluir
  6. Ricardo Menezes 8º ano EAPP27 de abril de 2009 às 17:02

    Infelizmente é uma realidade do mundo todo e se fosse pego alguma criança trabalhando devia ter uma pena mais rigoroso do que a pena que esta rolando hoje em dia pelo mundo.

    ResponderExcluir
  7. Christopher Wagner Araújo Nunes,7° Série,E.A.P.P27 de abril de 2009 às 17:08

    - O trabalho infantil é uma forma de escravidão,que envergonha a nossa sociedade.É preciso que nossas autoridades tomem providências enérgicas contra todos aqueles que escravizam direta ou indiretamente as nossas crianças.

    ResponderExcluir
  8. BeatrizB.Santos 8º ano EAPP
    Eu acho issuu 'eradissimo',porque as crianças que trabalham perdem o direito de estuda para ter um futuro melhor.

    ResponderExcluir
  9. Beatriz B. Santos 8º ano EAPP27 de abril de 2009 às 17:24

    Eu acho isso 'erradissimo',porque as crianças que trabalham perdem o direito de estuda para ter um futuro melhor.

    ResponderExcluir
  10. Danielle Lisboa, 3°B VES, Classe IV28 de abril de 2009 às 06:57

    Infelizmente esse tipo de coisa ainda existe no Brasil e no mundo, mais especificamente em países pobres. Para complementar a renda familiar os pais fazem com que seus filhos trabalhem desde cedo. Se por um lado até "conseguem" ajudar, por outro estão perdendo muita coisa, estão fora da escola e terão um futuro incerto. Porém muitas vezes eles são praticamente obrigados a trabalhar, sendo assim esplorados. Como os pobres ficam sempre em segundo plano, fica meio dificíl acabar com este problema.

    ResponderExcluir
  11. JOSIELE SANTOS FREITAS
    TEM MUITAS CRIANÇAS QUE FAZEM O PAPEL DOS PAIS E MUITAS QUE FAZEM O PAPEL DO ADULTO OQ QUE FAZEM O PAPEL DO ADULTO SÃO AQUELAS QUE NÃO TEM OS PAIS QUE PERDERAM TUDO.E AQUELA QUE FAZEM O PAPEL DOIS PAIS SÃO AQUELAS QUE TEM COMO ESTUDAR MAIS NÃO ESTUDAM PQ OS PAIS QUEREM QUE ELLES O AJUDEM A TRABALHAR MUITOS FAZEM PQ QUEREM AJUDAR OS PAIS OUTROS PQ SÃO OBRIGADOS.O TRABALHO INFANTIL E CRIME

    ResponderExcluir
  12. Camila Pimenta 7ª série E.A.P.P

    Infelizmente o trabalho infantil é uma realidade que se encontrar no mundo todo.E muitas crianças são obrigadas a trabalhar pelos seus proprios pais,e muitas vezes correm perigo ao trabalhar nas ruas,isso tem que acabar...

    ResponderExcluir
  13. Islaine Ferreira, 3°B VES, Classe IV1 de maio de 2009 às 07:58

    É uma falta de consideração com a criança, porque toda criança tem o direito de ser criança e aproveitar a infância, em vez de estar trabalhando no lugar dos pais.

    ResponderExcluir
  14. Filipe santana 1*A Classe IV1 de maio de 2009 às 09:41

    Imfelismente o trabalho imfantil e uma relalidade no Brasil,o unico meio de acabar com isso e essas crianças irem para a escola ou as autoridades tomarem uma providençia

    ResponderExcluir
  15. O TRABALHO INFATIL,ESTA CADA VEZ MAS PERTO DE NÒS CRIANÇAS CADA VEZ MENORES SENDO ESCRAVA DO TRABALHO INFANTIL
    DE QUEM È A CULPA???A MAIORIA DAS VEZES SÂO OS PRÒPRIOS PAÌS,QUE COLOCAM OS FILHOS PRA TRABALHAR PARA TRAZER O SUSTENTO DO LAR,QUE NO CASO ERA ELES MESMO QUE DEVERIAM ESTA TRABALHANDO.
    ESSE TEMPO QUE ESSAS CRIANÇAS PERDE TRABALHANDO È O TEMPO QUE ELAS DEVERIAM ESTA ESTUDANDO,BRIANCADO E PASSEANDO.ESTA SITUAÇAO TEM QUE MUDAR POR QUE O QUE SERAM DAS NOSSAS CRIANÇAS!!!
    COMO DIZ O DITADO "CRIANÇA NÂO TRABALHAR CRIANÇA DAR TRABALHO"



    C.E.C.R-ESCOLA CLASSE 4
    ALUNA:CRISTIANE FRANCO ALMEIDA
    SERIE:1 ANO A
    TURNO: VESPERTINO

    ResponderExcluir
  16. eu acho que isso é um tipo de escrvidão. IGOR 7 série.

    ResponderExcluir
  17. infelismente essa é uma realidade no nosso país o certo pra mim é que as autoridades tomem providencia pra que nossas crianças ñ precisem trabalhar e sim estudar.
    toda criança precisar estudar pra ser uma boa pessoa no futuro.
    Michele classe IV 3ºB

    ResponderExcluir
  18. O dever do menor de idade é estudar somente e não trabalhar, pois esse tipo de experiencia é para os adustos q já se formaram... é injunto uma criança ou adolescente trabalhar

    Aluna: Laila Brasil
    E.A.P.P 8° ano A

    ResponderExcluir
  19. O trabalho para as crianças hoje em dia cresceu porque muitas crianças não tem o que comer po isso muitas delas tem que sair para ruas trabalhar e muitas vezes roubam para ter o que comer.E.A.P.P 7ºSérie Luis

    ResponderExcluir
  20. Ruan Lucas 9° Ano EAPP

    Infelizmente o trabalho infantil no BR , vem crescendo a cada dia que se passa , crescimento esse que torna o BR um dos países com maiores índices de trabalho infantil no mundo . É uma pena !

    ResponderExcluir
  21. As crianças tem e que ir para escola aprender
    e não trabalhar.E de uma criaça que vem a oportunidade de tudo na vida♥
    Barbara Yasmin 1 ano A♥

    ResponderExcluir
  22. o lugar de crianca e na escola. e nao em campos de plantacoes

    ResponderExcluir
  23. infelizmente isso é mais frequente em nosso pais e no mundo, o governo não se conscietiza com que está acontecendo com nossas crianças, os pais também geralmente são cupados por esse tipo de desvalorização a sociedade, devemos nós unir para acabar com esse tipo de desastre, todas nossas crianças devem estar na escola e garantir um novo futuro para esse pais que no momento é o que nós mais precisamos! Ps: Suelen Tais

    ResponderExcluir
  24. isso dai eh montagem seus deers

    ResponderExcluir
  25. lugar\ de criança eh na bikera

    ResponderExcluir
  26. lugar de criança eh na bikera

    ResponderExcluir
  27. ou cherando cola p esconder a fome

    ResponderExcluir