14 de set. de 2009

* Bullying: O que é? Como evitá-lo?



Basicamente, a prática do bullying se concentra na combinação entre a intimidação e a humilhação das pessoas, geralmente mais acomodadas, passivas ou que não possuem condições de exercer o poder sobre alguém ou sobre um grupo. Em outras palavras, é uma forma de abuso psicológico, físico e social.
Conhecer para não praticar!!

* Pedofilia! Por que nos preocupar??



A pedofilia, atualmente, é definida simultaneamente como doença, distúrbio psicológico e desvio sexual (ou parafilia) pela Organização Mundial de Saúde. Nos manuais de classificação dos transtornos mentais e de comportamento encontramos essa categoria diagnóstica.
Caracteriza-se pela atração sexual de adultos ou adolescentes por crianças. O simples desejo sexual, independente da realização do ato sexual , já caracteriza a pedofilia. Não é preciso, portanto que ocorram relações sexuais para haver pedofilia. O fato de ser considerada um transtorno, não reduz a necessidade de campanhas de esclarecimento visando a proteção de nossas crianças e adolescentes e nem tira a responsabilidade do pedófilo pela transgressão das barreiras geracionais.

11 de jun. de 2009

* É mais fácil dar ou levar um "fora"? Por quê?


*Como dar um "fora" educamente?
*Como se comportar diante do término do(a) namorado(a)?
* Como as pessoas se sentem diante de um "fora"?

* Qual o seu esporte favorito? Justifique!


* Quais os seus medos?


Avião, baratas, assaltos, dentista, altura. Que se pronuncie quem nunca sentiu medo com apenas uma destas alternativas. O medo é uma reação normal do ser humano, um instinto de proteção. Ele só vira um transtorno quando foge ao impulso e se torna patológico, obsessivo.
Neste caso, ele é capaz de limitar a
vida de algumas pessoas. Geralmente não tem uma razão objetiva, nem base na realidade concreta. O plano de fundo, claro, é a baixa-estima. A pessoa sabe que esse medo é absurdo, mas mesmo assim, não consegue escapar dele, ficando aflita e com alguns sintomas físicos como falta de ar, sudorese, náuseas, palpitações.
A solução para as fobias deste tipo está na busca por um especialista. Antes a tendência era o isolamento, mas hoje os avanços de medicamentos e o
sucesso dos tratamentos têm estimulado os pacientes a buscarem ajuda. Basta procurar consultórios psiquiátricos e clínicas psicológicas que indiquem caminhos capazes de identificar esta causa e lutar para superá-la.
(Equipe do portal Bem Star)

* Namorar escondido


Por que os pais não querem que os filhos namorem?
Cite as conseqüências de namorar escondido.
Que soluções você proporia a quem deseja namorar e não tem a permissão dos pais?

10 de jun. de 2009

* Vamos valorizar as profissões!


Tendo em vista a desvalorização de determinadas profissões é importante conscientizar a sociedade do mérito das mesmas, visto que são essas atividades que fazem parte da nossa realidade: Babá, Bombeiro, Cabeleireiro, Caixa, Carteiro, Cobrador, Costureira, Cozinheira, Dançarina, Diarista, Doméstica, Eletricista, Empacotadora, Encanador, Frentista, Garçom, Gari, Lavadeira, Massagista, Manequim, Manicure, Motoboy, Motorista, Padeiro, Pedreiro, Pintor, Poeta, Policial, Porteiro, Professora, Sapateiro, Segurança, Soldado, Vendedora e Vigilante...


Escreva um pouco sobre a importância de uma das profissões citadas acima.

* ÁLCOOL É DROGA?


Em todo consumo abusivo, o grande lucro será sempre dos fabricantes, e o prejuízo será sempre do consumidor. A bebida embriaga, entorpece, aliena, anestesia a consciência, enfraquece as relações, corrói a vontade do sujeito, mina as possibilidades afetivas da pessoa, inviabiliza a convivência, libera as pulsões agressivas e anticivilizadas e estraga relacionamento familiares. Além da medida, o álcool provoca em nós o que deveríamos manter resguardado e sob controle, ou seja, nossas deselegâncias internas.

* Timidez: Como superá-la?



A timidez é uma inibição que ocorre em momentos de comunicação com outras pessoas que pode ou não provocar alterações físicas, como aceleração dos batimentos cardíacos, mãos geladas, aceleração da respiração, suor nas mãos, frio na barriga e outras. Uma pessoa tímida se preocupa com suas atitudes e reações e o que essas podem provocar em outras pessoas. Muitas vezes essas preocupações são geradas pelo sentimento de impotência, medo de falar ou agir próximo a outras pessoas.
Você é uma pessoa tímida? Se encolhe na presença dos outros? Não consegue se aproximar para falar com pessoas do sexo oposto? Bem, saiba que você não é a única e que essa timidez crônica (que alguns psicólogos tratam como uma doença) tem cura e que não é tão difícil assim. Requer persistência e força de vontade.

* Por que as mulheres vêm perdendo seu valor?

O que fazer para mudar o conceito de que mulher
para ser notada precisa mostrar apenas o corpo?

* Como acabar com a violência contra a mulher?



A violência domestica contra a mulher ocorre em todas as classes sociais, condição financeira, nível cultural, raça, cor ou idade. O torturador, faz com que a mulher sofra pressões externas que vão dos problemas financeiros a vergonha de mostrar a sociedade a condição de mulher espancada pelo marido e mais grave, pelo medo, pois não pode denunciar o agressor que vive sob o mesmo teto, isso pode trazer tortura psicológica, e mais agressões e resultar ao final trágico, a morte.

27 de mai. de 2009

* Por que as pessoas traem?

A traição é provavelmente uma das dores mais difíceis de suportar e ultrapassar. Seja num relacionamento conjugal, seja entre amigos, seja de que maneira for, nunca deixa de ser uma espécie de golpe invisível, porém, não menos doloroso.

A pessoa traída fica marcada para sempre, fragilizada, como se alguém tivesse queimado o seu sistema emocional e o pior de tudo, é que por norma carrega sentimentos de culpa, como se a outra pessoa tivesse traído a sua confiança por não ter alternativa, já que viver consigo, ou simplesmente ser seu amigo era “insustentável”. (Daniela Mann)

20 de mai. de 2009

* Ciúme!! Como evitá-lo??


Dizem que o ciúme é o tempero do amor. Até pode ser, desde que nenhuma das partes derrame uma colher bem cheia dele no relacionamento. Medidas a mais resultam em brigas, términos de namoro e, em alguns casos, em violência. Aproximadamente 20% dos homicídios cometidos são causados pelo ciúme, apontam algumas pesquisas.
( Jornal A Tribuna - Caderno Tribu por Fernanda Mello)

* Você perdoaria uma traição? Justifique.



É provável que a vontade de revistar bolsos, o celular, procurar marcas de batom em colarinhos ou cheiro de perfumes diferentes nas roupas comece a aparecer, mas nem sempre é preciso ir tão longe para obter indícios de uma traição.

De acordo com a psicóloga Olga Inês Tessari, quando alguém comprometido arruma uma segunda pessoa existe um conflito interno e o sentimento de culpa acaba aparecendo, sendo assim, mudanças de comportamento e mesmo na personalidade são os primeiros sinais de que uma relação não está harmoniosa e que a possibilidade de logo haver uma traição é muito grande.








* É possível haver união entre os torcedores?





Vitória X Bahia
"Aprendemos a voar como os pássaros, a nadar como os peixes;
mas não aprendemos a simples arte de vivermos juntos como irmãos."
(M. Luther King)

18 de mai. de 2009

* Namorar ou não namorar na escola?


Você acha que namorar na escola atrapalha nos estudos? Justifique.

11 de mai. de 2009

10 de mai. de 2009

* Qual a importância da ESCOLA?



A escola pode ser muito útil ou não, isso depende, principalmente, de você. É importante que você tenha o prazer de aprender. Isso irá ajuda-lo(a) ao longo da vida, pois estamos o tempo todo aprendendo. É na escola que você vai desenvolver grande parte de sua vida social. Nela você arruma amigos, namorados(as) e passa boa parte de seu dia. A verdade é que muitas coisas que você acha inúteis mais tarde se revelarão úteis. Isso é um pouco difícil de aceitar agora, mas lembre-se do seguinte: não desperdice seu tempo, seja nesta fase da vida ou em qualquer outra. Já que você está indo mesmo à escola, aproveite!

* Como você definiria a ESCOLA IDEAL?



A escola ideal, pura e simplesmente, seria aquela que despertasse a curiosidade absoluta da criança, proporcionasse todas as experiências possíveis do conhecimento e discutisse francamente com seus alunos valores. (Patrícia Lins, pedagoga com especialização em Filosofia da Educação)

* Os desafios da maternidade quando se é adolescente



A gravidez na adolescência envolve muito mais do que problemas físicos, pois há também problemas emocionais, sociais, entre outros. Uma jovem de 14 anos, por exemplo, não está preparada para cuidar de um bebê, muito menos de uma família. Com isso, entramos em outra polêmica, o de mães solteiras, por serem muito jovens os rapazes e as moças não assumem um compromisso sério e na maioria dos casos quando surge a gravidez um dos dois abandona a relação sem se importar com as conseqüências. Por isso o número de mães jovens e solteiras vem crescendo consideravelmente.
Deixe aqui seu comentário!

1 de mai. de 2009

* Cigarro: um mal que deve ser combatido.

Qual a sua opinião sobre o consumo do cigarro?
Já é público e notório que o fumo faz mal e a fumaça de cigarro afeta a saúde mesmo de quem não é fumante. O brasileiro já sabe disto, conforme uma pesquisa de abrangência nacional encomendada pela ACTbr ao Instituto Datafolha: 95% dos entrevistados disseram que o fumo em locais fechados prejudica a saúde também de quem não é fumante.


* Você acredita que possa realmente existir amizade entre professor e aluno(a)?



"Para subir na vida, dois degraus existem de suma importância. São representados por dois verbos: Amar e servir.”
(Carlos Torres Pastorino)








25 de abr. de 2009

* O trabalho infantil na realidade brasileira


“Art. 4º. – É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.”
(Estatuto da Criança e do Adolescente, lei nº78.069, de 13 de julho de 1990.}

* "Ficar" ou namorar?


“Ficar” – estar com alguém sem compromisso – tornou-se natural. Mas as opiniões sobre esse tipo de relação são diferentes. Qual a sua opinião?

23 de abr. de 2009

* Quais os pontos positivos e negativos da busca pela beleza?


O Brasil é o segundo maior consumidor de produtos de beleza e cirurgia plástica,
perdendo para os Estados Unidos.

* DROGAS! Como evitá-las?


Ao citar as razões para o uso das drogas , 42,6% mencionaram sentimentos: “É ficar doidão”, “é a falta de carinho” ou “é o desprezo da família”. O levantamento revelou que quase todos os entrevistados mantêm ainda esperanças de melhorar de vida. (Folha de São Paulo)

* A importância de aprendermos novas tecnologias


Quem não souber se movimentar na internet terá dificuldades para conseguir até empregos modestos.

22 de abr. de 2009

* Você é influenciado facilmente pela propaganda? Comente.


A publicidade empenha-se em convencer as pessoas de que não é possível viver sem determinados produtos, criando nelas a necessidade de comprar desenfreadamente.




* Discriminação / Preconceito




Muitas situações discriminatórias ocorrem diariamente. Pense e responda: As pessoas são mais discriminadas pela religião - condição sexual - condição social - nível de escolaridade – etnia – doença – deficiência física ou deficiência mental? Justifique.







* Violência na escola

Por que os alunos estão cada vez mais violentos?

* Fardamento X Modismo




Você concorda com o uso de bonés, sandálias, mp4, celulares, camisetas curtas, bermudas... na escola? Mesmo sabendo que estes e outros acessórios não fazem parte do fardamento escolar.

* Por que a relação entre pais e filhos é tão complicada?


As constantes reclamações dos alunos revelam a dificuldade que eles têm de manter uma boa relação com seus pais. Opinem, dizendo por que isso acontece.